quarta-feira, 25 de abril de 2018



  CONHECIMENTO E LINGUAGEM POR PIAGET E VIGOTSKY

                      
Piaget e Lev Vigotsky analisam de forma diferenciada o processo  de construção do conhecimento e da linguagem. Enquanto Piaget defende um determinismo biológico para a aquisição de estruturas necessárias ao ser humano em relação à sua linguagem e conhecimento, Vigotsky insiste que a interação social é fator crucial para o desenvolvimento de tais habilidades.
Acredito que ambas as teorias estão corretas,  tanto em suas visões individualistas quanto no momento em que se complementam, mostrando que de forma conjunta, são essenciais ao processo de tais habilidades.
As pesquisas de Piaget (1923, 1924) mostram que os fatores sociais e culturais são aqueles que promovem o desenvolvimento do pensamento. O progresso é atribuído à ação do meio social e da linguagem. Assim como Vigotsky destaca a coincidência de sua hipótese com a hipótese explicativa de Piaget quando diz que o desenvolvimento da lógica na criança é uma função direta de sua fala socializada.
“Basicamente, o desenvolvimento da fala interior depende de fatores externos: o desenvolvimento da lógica na criança, como os estudos de Piaget demonstram, é uma função direta de sua fala socializada. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem (Vygotsky, 1991 p.44).”
Esse processo não possui apenas uma via que lhe dê sentido e significado,  pois ele possibilita, reciprocamente, o desenvolvimento da competência lingüística. Pode-se afirmar que:
 a evolução interna não se opõe à evolução das próprias interações sociais. As relações interindividuais partem de relações centradas nas ações particulares para coordenações descentradas, dos pontos de vista de relações unilaterais de coação intelectual e de coação moral para relações de reciprocidade e de cooperação propriamente dita. A evolução da ação do indivíduo depende da evolução das relações nas quais este se encontra inserido, e isso reciprocamente”.
Sendo assim, embora divirjam em alguns aspectos, ambos estudiosos, concordam que a conduta humana é social desde o nascimento e que a pressão social cumpre uma influência decisiva no desenvolvimento e na socialização do pensamento humano.
Cada circunstância agrega seu valor singular ao todo e assim se dá o processo de conhecimento e linguagem.

                                 REFERÊNCIA:
PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO Adrián Oscar Dongo Montoya


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