COMÊNIO AINDA ESTÁ ENTRE NÓS
Por ser um visionário,
penso que Comênio usava sua didática de modo a esclarecer e explanar questões
de seus alunos, porém fortemente interligado às questões religiosas. Pela data
em questão é impossível escapar de um modo tradicional de ensinar, no entanto,
não vejo tantos erros no ensino passado, pois foi através dele que chegamos até aqui.
Acredito que a prática nas disciplinas relacionadas à arte e ciências era uma
constante, tanto que muitos pensadores e grandes artistas surgiram desta época.
Vejo em Comênio um homem à
frente de sua época, tanto que ao ler sua obra, pude remeter-me à minha sala de
aula, vários séculos depois.
Suas intenções pedagógicas eram muito futuristas, tanto que algumas,
permanecem atuais até a data de hoje. Destaco abaixo alguns de seus
preceitos, que ainda permeiam a busca de
uma escola ideal, igualitária e pluralizada:
VI. O
homem tem necessidade de ser formado para que se torne homem.
VII. A
formação do homem faz-se com muita facilidade na primeira idade, e chego a
dizer que não pode fazer-se senão nessa idade.
VIII. É
necessário, ao mesmo tempo, formar a juventude e abrir escolas.
X. Nas escolas, a formação deve ser universal.
XI. Até
agora, não tem havido escolas que correspondam perfeitamente ao seu fim.
XII. As
escolas podem ser reformadas.
XIII. O
fundamento das reformas escolares é a ordem em tudo.
XIV. A ordem perfeita da escola deve ir buscar-se à natureza.
XVI. Requisitos
para ensinar e para aprender, isto é, como se deve ensinar e aprender para que
seja impossível não obter bons resultados.
XXVIII. Plano
da escola materna.
XXIX. Plano
da escola de língua nacional.
XXX. Plano
da escola latina.
XXXI. Da Academia, das viagens e da associação didática
Tais
premissas ainda regem aquilo que buscamos como escola ideal. A formação
pedagógica e humanizada do indivíduo ainda em tenra idade para que cresça
norteado por valores essenciais à vida comunitária.
Mais do
que atual é a busca por escolas onde a inclusão e o diferente sejam vistos como
o normal de uma realidade social, respeitada em suas limitações e capacidades.
Mesmo àqueles que necessitem estudar fora da idade e do tempo regular. Uma
instituição onde as redes funcionem de modo a atender sua clientela, primando
pelo zelo às famílias e ao social. Um professor valorizado em todos os seus
aspectos, afinal, professor motivado é o que alavanca uma turma e o diferencial para iniciar a modificação
de uma sociedade sedenta de reconstruções.Isto
tudo deve ser trabalhado e analisado
desde a primeira infância , seguindo até o ensino universitário.
Por tanto,
Comênio ainda existe na intenção de muitos educadores que buscam diariamente
fazer a diferença na vida e na rotina de seus alunos. Tal legado, permanece
vivo e atual, porém em uma época em que a educação está cada vez mais
desvalorizada pelo sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário