terça-feira, 10 de abril de 2018



           
                                COMÊNIO AINDA ESTÁ ENTRE NÓS

                                       

Por ser um visionário, penso que Comênio usava sua didática de modo a esclarecer e explanar questões de seus alunos, porém fortemente interligado às questões religiosas. Pela data em questão é impossível escapar de um modo tradicional de ensinar, no entanto, não vejo tantos erros no ensino passado,  pois foi através dele que chegamos até aqui. Acredito que a prática nas disciplinas relacionadas à arte e ciências era uma constante, tanto que muitos pensadores e grandes artistas surgiram desta época.
Vejo em Comênio um homem à frente de sua época, tanto que ao ler sua obra, pude remeter-me à minha sala de aula, vários séculos depois.   
Suas intenções pedagógicas  eram muito futuristas, tanto que algumas, permanecem atuais até a data de hoje.  Destaco abaixo alguns de seus preceitos, que ainda  permeiam a busca de uma escola ideal, igualitária e pluralizada:
VI.  O homem tem necessidade de ser formado para que se torne homem.

VII.  A formação do homem faz-se com muita facilidade na primeira idade, e chego a dizer que não pode fazer-se senão nessa idade.

VIII.  É necessário, ao mesmo tempo, formar a juventude e abrir escolas.

X. Nas escolas, a formação deve ser universal.

XI.  Até agora, não tem havido escolas que correspondam perfeitamente ao seu fim.

XII.  As escolas podem ser reformadas.

XIII.  O fundamento das reformas escolares é a ordem em tudo.

XIV.  A ordem perfeita da escola deve ir buscar-se à natureza.
XVI.  Requisitos para ensinar e para aprender, isto é, como se deve ensinar e aprender para que seja impossível não obter bons resultados.
XXVIII.  Plano da escola materna.

XXIX.  Plano da escola de língua nacional.

XXX.  Plano da escola latina.

XXXI.  Da Academia, das viagens e da associação didática
Tais premissas ainda regem aquilo que buscamos como escola ideal. A formação pedagógica e humanizada do indivíduo ainda em tenra idade para que cresça norteado por valores essenciais à vida comunitária.
Mais do que atual é a busca por escolas onde a inclusão e o diferente sejam vistos como o normal de uma realidade social, respeitada em suas limitações e capacidades. Mesmo àqueles que necessitem estudar fora da idade e do tempo regular. Uma instituição onde as redes funcionem de modo a atender sua clientela, primando pelo zelo às famílias e ao social. Um professor valorizado em todos os seus aspectos, afinal, professor motivado é o que alavanca uma turma e o  diferencial para iniciar a modificação de  uma sociedade sedenta de reconstruções.Isto tudo deve ser trabalhado e analisado  desde a primeira infância , seguindo até o ensino universitário.
Por tanto, Comênio ainda existe na intenção de muitos educadores que buscam diariamente fazer a diferença na vida e na rotina de seus alunos. Tal legado, permanece vivo e atual, porém em uma época em que a educação está cada vez mais desvalorizada pelo sistema.


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