sexta-feira, 26 de junho de 2015

SENHOR CABEÇA DE ALPISTE

                                   
              ENSINAR É ESTAR SEMPRE ABERTO AO NOVO, AO INESPERADO, AO                                                  SURPREENDENTE À BUSCA PELO DESCONHECIDO.
                                                   
                                                 
                                                   MATERIAL NECESSÁRIO

                                                    1 MEIA CALÇA VELHA
                                                    TERRA PRETA
                                                    ALPISTE
                                                    SERRAGEM

ABRA A MEIA CALÇA, COLOQUE O ALPISTE, A TERRA PRETA E ENCHA COM A SERRAGEM. AMARRE E MOLDE AS ORELHAS E O NARIZ.







APÓS 5 OU 6 DIAS AS SEMENTES COMEÇAM A GERMINAR. NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU CABEÇA DE ALPISTE EM UM LUGAR ONDE PEGUE SOL. ÁGUA É FUNDAMENTAL




DIA A DIA A TRANSFORMAÇÃO VAI ACONTECENDO...



 MAIS OU MENOS 10 DIAS DEPOIS...OS CABELOS APARECEM!


NESTA FASE TEMOS QUE DECORAR!



 REGISTRAR O PROCESSO...


.FOI DIVERTIDO, SURPREENDENTE E LEGAL. ( LUÍZA E GABRIELLE)

VALEU A PENA FAZER ESTE TRABALHO PORQUE A GENTE NÃO SABIA QUE O CABELO IRIA CRESCER TÃO RÁPIDO. (NICOLLY)

FOI UM TRABALHO QUE A GENTE NUNCA TINHA FEITO.( MANUELLA)

APRENDEMOS O QUE É O CABEÇA DE ALPISTE, SERRAGEM E TERRA PRETA.( THAYANE)

APRENDEMOS O PASSO A  PASSO COM A PROFESSORA JANE E DESCOBRIMOS QUE SE FIZERMOS RÁPIDO A GENTE FAZ ERRADO. (EDUARDA)

FIZEMOS A MAIOR SUJEIRA E BAGUNÇA NA SALA. (GABRIELLE)

ELES FICARAM BEM CABELUDINHOS, BONITINHOS, GANHARAM OLHO BOCA E UMA FAMÍLIA. (DIOGO, GABRIELLE, EDUARDA E LUÍZA)

TODOS FICARAM MUITO BONITOS. (PEDRO)

NENHUM É IGUAL AO OUTRO, MAS TODOS PRECISAM DE ÁGUA E SOL. (MANUELLA E GABRIELLA)




ANTES E DEPOIS






FATOS INUSITADOS DO PROCESSO

ALGUMAS SEMENTES GERMINARAM COM AS FOLHAS DIFERENTES




ALGUMAS SEMENTES NÃO GERMINARAM



CONSIDERAÇÕES

TODO ESSE PROCESSO FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA QUE É DIÁRIA E CONTÍNUA.

PENSA-SE NO COLETIVO E NO INDIVIDUAL, BUSCANDO A TRANSFORMAÇÃO, A MUDANÇA, O AVANÇO, A PROGRESSÃO, ENFIM A APRENDIZAGEM.

O ERRO, NÃO É UM ERRO. É UM MOMENTO PARA REFLETIR, PROCURAR INTERVIR, AGIR, PROBLEMATIZAR, DEFINIR E REDEFINIR RUMOS E CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS. 

A AVALIAÇÃO É PARTICIPATIVA E CIDADÃ. É COMUNITÁRIA, SAI DA SALA DE AULA.

SE DÁ EM REGISTROS QUE PARA SI É A VERDADE.

RESPEITA LIMITE, TEMPO,INDIVIDUALIDADE, HABILIDADE.


























Nenhum comentário: