domingo, 9 de julho de 2017


                                                   POLÍTICAS  PÚBLICAS   
 
                              


Uma educação de qualidade é aquela em que os alunos aprendem de forma igualitária respeitando seu ritmo e limitações. Fomentar um cidadão crítico e atuante que seja capaz de exercer suas funções profissionais é o que se espera de nossas escolas.
Mas para que esta,  cumpra com seu papel na sociedade, precisa estar amparada por ações governamentais que lhe garantam suporte para atender todo aluno que ali chegar.
Criar estratégias para facilitar o acesso do aluno bem como sua permanência é dever do Estado, assim como garantir aos educadores boas condições de trabalho, com salários dignos e adequados à sua função.
Ao meu ver, o maior problema enfrentado pelas escolas é a falta de recursos materiais e humanos. Sem tais condições básicas,  é quase impossível realizar um trabalho eficaz ao cidadão.  Sem condições , a escola perde sua função social.
No Brasil, encontra-se um fala na lei e outra realidade na prática. Essa dissonância conduz a educação à um descaso sem precedência que prejudica todos os atores envolvidos no cenário da educação. Tal situação acarreta a evasão e o auto número de repetências escolares, criando assim um cenário propício  à instauração do caos educacional. O Brasil demonstra carência e fragilidade no que diz respeito à  planejamento educacional a logo prazo, ou seja, nosso país não tem como prioridade criar maneiras e soluções para erradicar esse descaso educacional que se faz presente na atualidade.
Para que haja uma melhoria na educação brasileira, os Estados e a União precisam criar políticas públicas de ensino que promovam o acesso  e permanência de todo cidadão na escola.


domingo, 2 de julho de 2017



TRANSCRITOS


Gostei muito de analisar  as postagens do blog . Percebi nos textos que escrevi e nos  de minha colega outros olhares para a mesma situação que vivenciamos  nas   interdisciplinas ao longo do curso e na sala de aula. Encontrei muitas semelhanças e visões completamente distintas sobre o mesmo assunto.
  Constatei que ao discordarmos diante determinadas questões, estávamos apenas acrescentando outras maneiras de avaliar e de compreender o que nos cerca,  pois respeitar a opinião do outro é o que nos permite viver em sociedade e formar cidadãos capazes de construir um mundo melhor, e como educadoras que somos, essa é nossa função.
Em alguns textos fiquei com vontade de saber mais sobre determinada questão. Fiquei pensando: 
- Por que será que ela não transcorreu mais sobre esses assunto? Tinha tanto para abordar.... no entanto, fiquei com gostinho de quero mais. 
É neste ponto que a nossa análise em conjunto fará a diferença neste trabalho, pois alinharemos os pontos que ficaram em aberto, tendo assim uma maneira para concluirmos o assunto.
Em outros transcritos me identifiquei de tal forma que parecia que era um texto feito por mim. Destaco essa passagem:" ser professor está tão entranhado em mim quanto qualquer outra característica física ou psicológica." Frase perfeita, bem como esta sobre o trabalho a respeito  da importância da imagem, na interdisciplina de Estudos Sociais: "há sentimentos guardados nestes registros".
Ler o que pensa o seu semelhante, e aceitar ou não é nada mais que estar aberto ao outro, ao diferente e assim, aprender cada vez mais.