OLHAR QUE ELUCIDA
Na postagem de 28 de agosto, dissertei sobre o que as interdisciplinas deste semestre iriam acrescentar e elucidar em minha vida profissional.
Eu sabia que encontraria conceitos novos, outras formas de olhar o que em mim já estava acomodado, porém o que eu mais temia era descobrir que durante anos errei com meus alunos.
Hoje, já consigo visualizar e perceber que as metodologias que usei, estavam corretas, mas com uma forma tradicional de ser aplicada.
Trabalhar o mundo pela visão da Matemática , Ciências e Estudos Sociais, me mostrou que posso e devo ser mais dinâmica, menos receosa e confiar mais na opinião e vontade das crianças.
Aprendi que usar a tecnologia apenas acrescenta , valoriza e alcança de forma mais contemplativa, os objetivos propostos. Facilita o meu trabalho de professora e de aluna/professora.
Descobri que Matemática não é o "bicho" que por muito tempo me amedrontou, mas que através de atividades lúdicas é possível se obter o mesmo ou melhores resultados ao esperado na forma convencional utilizada por mim.
Encantei-me com perguntas e respostas curiosas dos meus alunos. Compreendi que ao questioná-los de uma forma desconfortável os induso a buscar por uma solução.
Descobri que tudo passa pela mutação do tempo e que assim como este, devo e preciso passar por essa metamorfose chamada mudança de metodologias e estratégias.
O receio do trabalho em grupo foi vencido pela oportunidade de aprender com outras "cabeças pensantes" e saber que é possível confiar no trabalho dos demais, assim como confio no meu.
Resumindo este semestre, posso defini-lo em uma única palavra "olhar", ou seja, ter mais e diversos olhares sobre uma mesma questão ou situação, afinal nada é mais definitivo que o aprendizado que levamos do mundo e ter mais de um olhar te abre um leque de interpretações possíveis.