segunda-feira, 28 de maio de 2018


                                 EJA X CUNHO SOCIAL


A alfabetização de jovens e adultos está fortemente associada à um cunho social, uma vez que este  precisa linkar os conhecimentos acadêmicos à vida que construiu fora da escola;  uma vida de desigualdades carregadas por vergonha e exclusão do sistema de ensino.
Trazer o seu contexto social para dentro da sala de aula é uma oportunidade de redescobrir o lugar em que está inserido, dando voz àquilo que já lhe é pertinente como conhecimento.
O adulto assim como a criança apresenta a mesma evolução de hipóteses silábicas e alfabéticas. Porém, este , está carregado de simbolismos sociais pertinentes à sua realidade .

A alfabetização é um processo que leva ao domínio do código escrito; os estudos psicolinguísticos mostram que há etapas cognitivas que o sujeito do processo passa para construir o domínio do código escrito. O homem, sujeito de sua aprendizagem, constrói seus conhecimentos nos diferentes momentos da vida e nas diferentes situações que vivencia, a escrita é um desses conhecimentos.

Não é fácil inserir um cidadão à realidade social  e funcional de um sistema. Este adulto, é alguém que já carrega sua bagagem e que infelizmente por falta de oportunidades não consegue contemplar tudo que a educação pode transformar e fazer por sua realidade. Ele não possui o tempo de uma criança em ensino regular, que aprende a amadurecer seus conhecimentos juntos de pares que lhe complementam como ser em formação. Um aluno “que já vem pronto”, anseia ,na maioria das vezes, assinar seu nome ou um melhor emprego, onde possa ser remunerado de forma mais justa e digna.

Quando aceitamos que o homem seja sujeito na compreensão do mundo, aceitamos que também o seja na construção do seu conhecimento sobre a escrita, uma parcela do conhecimento social. Paulo Freire entende alfabetização como um ato de conhecimento, no qual "aprender a ler e escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem".
                                      
                                                         REFERÊNCIAS:
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.

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