domingo, 27 de maio de 2018



                                                             ERRO AO AVALIAR


Planejar e avaliar são como uma via de mão dupla. Andam juntas,  dependem uma  da outra,  assim como também se complementam.
Porém, penso eu,  que para avaliar corretamente e ser justo com nosso objeto de avaliação, precisamos ter certeza, convicção e domínio sobre o que iremos analisar. 
Essa questão me surgiu pois fiquei muito em dúvida ao avaliar e analisar o texto da colega na interdisciplina do Seminário Integrador VII.
 Aquele assunto abordado no trabalho não é algo que domino. Não tenho certezas concretas a respeito do que procurar na síntese de minha colega.
Avaliei em cima do que eu fiz e considero por certo, porém como saber se eu estou correta, uma vez que não contemplo nem todas as minhas dúvidas?
Meu receio é de ser injusta com a avaliação que fiz em relação aos escritos delas.  
Acho muito difícil avaliar aquilo que não domino. Diferentemente de quando avalio meus alunos. No contexto de minha sala de aula sei exatamente o que esperar .e o que cada criança tem a oferecer. Sou justa ao extremo!Até porque ao planejar consigo estabelecer metas alcançáveis , objetivos específicos e por conhecer cada aluno, avaliar é algo  constante, rotineiro e tranquilo .
A prática e o conhecimento nos dá empoderamento ao avaliar um aluno. A prática ensina o nosso trabalho. Hoje sou ciente de que por muitas vezes avaliei erroneamente .  
Por vezes, considero que para um professor realizar com maestria sua profissão precisar errar e muito, mas principalmente, refletir sobre seu erro.


Nenhum comentário: