domingo, 3 de junho de 2018



A TECNOLOGIA NA SALA DE AULA




O texto da professora Eliane Schlemmer  é muito claro e descreve com muita propriedade a realidade de um professor da era analógica inserido num contexto digital. Me identifiquei com várias passagens, principalmente na que se refere à mudança de comportamento que adotamos quando estamos diante o desconhecido.
“Quando surge uma nova tecnologia, a sua apropriação e utilização estão subordinadas ao que o sujeito consegue perceber, estando, dessa forma, limitadas às suas estruturas cognitivas. Desse modo, pode ocorrer que o sujeito não perceba as potencialidades, por não serem suficientemente significativas para ele, a ponto de provocar desequilíbrios no seu sistema de significação. Outras vezes, isso é percebido pelo sujeito que tenta adaptar o novo ao que ele já conhece, consistindo na própria deformação do objeto, necessária para que o sujeito possa dar significado, e, portanto aprender, conhecer”.
Tenho poucas experiências positivas com o uso da tecnologia em minha escola. O estado não investe na qualificação do ensino. Faz muita falta esse suporte tecnológico ao nosso alcance. Caso isso fosse uma realidade, as aulas seriam dinâmicas, interativas e atraentes ao aluno. Para nós, o feedback do aluno seria positivo,  uma vez que este estaria muito mais interessado na abordagem apresentada pelo professor.
Ao interagir, visualizar e participar de uma aula com o uso das tecnologias o aluno passa a  fazer comparações, análises e questionar determinados comportamentos. É outra forma de conceber o que está sendo mostrado, é diferente do que apenas relatar ao aluno a imagem que o professor tem para si.  Interagindo com a tecnologia a criança consegue penetrar em  outra realidade e fazer suas próprias analogias a respeito do que vê.
Outro aspecto que considero muito relevante é a formação do professor para trabalhar com as tecnologias digitais. Precisamos estar preparados e saber o quê estamos fazendo, para quê  e para quem   estamos fazendo . Hoje estamos muito aquém deste novo aluno que se apresenta.  
"Partindo dessas questões, não é difícil perceber que a formação docente precisa ser repensada, e novas estratégias necessitam ser previstas, em função das novas formas de pensamento, de expressão e relação entre sujeitos e grupos que estão emergindo dentro de recentes paradigmas das ciências na cultura tecnológica."
Como educadora, atualmente estou participando de dois cursos ligados à tecnologia escolar. Espero com eles, rever minha prática e estar mais apta a trabalhar com metodologias digitais. Quero aprender a conhecer e explorar este universo que fascina o aluno e que facilita nosso trabalho, uma vez que é isso que a criança de agora deseja.
"Para aprender é preciso mexer, é preciso agir, pensar sobre, tentar fazer diferente, estabelecer relações, discutir com outras pessoas que utilizam essa tecnologia, é preciso tentar criar algo e buscar em diferentes tecnologias elementos que ajudem você a concretizar o seu objetivo. É preciso fazer curso?"
No meu caso, sim. O PEAD me apresentou à este novo mundo e graças à ele consigo fazer todas as atividades que minha profe propõe. Hoje, afirmo com muita convicção que Já estou ambientada à era digital. Talvez seja essa, a minha melhor experiência a ser compartilhada.


                                                                    REFERÊNCIA:        


                                   SCHELEMMER - O trabalho do professor e as novas tecologias


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