Meu nome é Ester, sou uma pessoa simples que gosta de ouvir e de contar histórias. Sabe aquelas que encantam, fascinam e inspiram? Essas! Gosto de gente! Gosto de gente que gosta de gente!
domingo, 29 de outubro de 2017
CRIANÇAS MÁS
Sou professora há mais de 25 anos. Posso afirmar que já convivi e interagi com todo tipo de criança. Mas tem algo que me intriga muito e tem despertado meu interesse e curiosidade. É o fato de constatar que há maldade nas atitudes de muitos seres humanos em formação.
Sim, estou afirmando que existem crianças más. Elas estão escondidas atrás de sutilezas que usam para manipular os demais em favor de seus interesses pessoais. Geralmente são dissimuladas e mentirosas agindo assim, com colegas, professores e principalmente com seus pais.
É muito complicado para quem é educador fazer uma afirmação dessas e não ser acusado de estar rotulando a criança com tais características. Mas para quem convive diariamente com essa realidade é muito fácil perceber como sorrateiramente essas crianças distorcem toda uma realidade ou situação para conseguir seus objetivos. Acredito que por vezes, agem inconscientemente, porém sua natureza fria e cruel, está ali.
Trabalhar com tais indivíduos é complicado, uma vez que são incapazes de desenvolver a empatia necessária para criar vínculos afetuosos. Com eles tudo é superficial e momentâneo. São temperamentais e muitas vezes , líderes negativos que se utilizam de seu carisma para manipular o seu entorno.
Tais atitudes, se não evidenciadas e tratadas ainda na formação da criança, podem causar grandes danos. Estes podem afetar ao próprio indivíduo ou àqueles com quem convivem.
A escola como instituição tem por dever alertar as famílias sobre tais comportamentos. Prevenir futuros transtornos e tragédias anunciadas, uma vez que na escola se consegue ver o perfil do aluno através de sua conduta e atitudes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário