domingo, 15 de outubro de 2017


                                             Porto Alegre, 15 de outubro de 2017.

                                                      DIA DO PROFESSOR



Hoje é o dia do Professor!Muito me orgulho da profissão que escolhi. Na sala de aula , sou feliz, realizada e ciente do meu dever como cidadã. É na sala de aula, que realmente me mostro, explano minhas ideias e tento , ao máximo , ser o mais coerente possível entre minhas ações e palavras.
Nem sempre é fácil. Nos dias de hoje, onde a educação é sucateada, ter motivação para lecionar, sabendo que teu salário não chegará ao término do mês é algo estressante. Dá uma sensação de angústia saber que teus alunos dependem do teu emocional e tu, estar abalada com problemas pessoais, devido à desvalorização do magistério.
Se engana quem pensa que professor grevista não se preocupa com o aprendizado dos alunos. É fato que durante uma paralisação muito se perde com as crianças. No entanto, nós educadores, não temos respaldo de quem nos representa. Precisamos lutar por nossos direitos, enquanto na incoerência da coisa, sabemos ser fato, que nós professores é que ensinamos a cada um buscar por aquilo que almeja. Muitas vezes, o professor, como categoria,  é solitário em suas reivindicações, pois não somos escutados, por mais que gritemos que sem nós a sociedade pára, o mundo se perde e  cidadão não se forma.
Quisera eu, trabalhar 20 horas, ser bem remunerada e dar toda a qualidade de ensino que meu aluno merece.  Ao invés disso, me desdobro em duas escolas em uma jornada de 50 horas semanais, onde muitas vezes, o cansaço e sono me vencem. Não é fácil ter pique para acompanhar a gurizada. 
Mesmo assim, com todas essas desventuras, jamais trocaria minha profissão por nada. Simplesmente amo o que faço e me dedico cada vez mais a isso. O PEAD está aí me auxiliando a me tornar cada dia uma educadora melhor.
Sonho com o dia de ser mais valorizada, mas no fundo o que mais me gratifica é saber que amanhã pela manhã os rostinhos de minhas crianças estarão lá, esperando por mim, mesmo que para brigar com eles, por não terem feito o tema. 
Assim, há 25 anos levo meus dias, consciente de que fazer o que se gosta é mais essencial que tudo nesta vida. Fazer o que se ama, te dá coragem de levantar a cabeça e ter esperança de um futuro melhor.

Nenhum comentário: