ESPAÇO E FORMA

Sou uma pessoa que reconheço ter problemas nos quesitos espaço e lateralidade, mais propriamente dito.
Caso alguém me peça
para dobrar à esquerda, por exemplo, preciso pensar com qual mão eu escrevo, só
a partir daí, sei para que lado preciso
me dirigir.
Na questão de espaço,
apresento muita dificuldades em localizar-me. Logo que comecei a frequentar o
pólo do Valle, lembro que constantemente me perdia. Acho que foram mais de dois
meses para chegar em minha sala de aula sem me perder.
Tudo isso, acredito
eu, ter sido reflexo de não ter tido atividades que contemplassem essas minhas
necessidades. Ou ter sido mal trabalhado
em mim. Lembro de uma tarefa que minha professora do 3ºano aplicou, onde eu
tinha que desenhar balões nas mãos de crianças que estavam ( de frente e de
costas). Isso me marcou muito pois a profe falou para meu colega não me dar as
respostas. Hoje eu penso : Por que ela não me ensinou? Por que não fez tarefas
práticas? Criança aprende bem e melhor quando visualiza , contextualiza,
participa da criação, quando é agente principal de sua aprendizagem
Trago essas memórias
para sala de aula e procura ser mais concreta possível.
Lembro que fiz o
TANGRAN com minhas crianças. Eles adoraram. Há uma parte na leitura sugerida
que diz que a criança aprende também por imitação, e eu , concordo plenamente,
pois à essa turma eu mostrei as possibilidades de imagens que podem ser feitas
com as figuras do TANGRAN e saiu
maravilhas.
Já em outra turma eu
não mostrei as possibilidades de criação com as figuras do TANGRAN e poucas
crianças tiveram criatividade suficiente para explorar o jogo. Penso que estes
não tiveram o estímulo necessário.
Concluo que nós
professores, devemos orientar os alunos sempre da maneira mais prática possível
afim de auxiliá-los a construir o conceito de abstração, lateralidade e todos
os outros, pois são totalmente utilizados
e necessários em nosso dia a dia.
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