domingo, 18 de dezembro de 2016




                                                       MINHA ESCRITA

Hoje eu não sabia o que escrever aqui no blog. Então, para dar um tempo à minha cabeça, fui ler os enunciados para o próximo workshop.
 Lá, casualmente encontrei a  ideia para, neste espaço, dissertar: " Como superar a escrita que só reproduz as ideias dos autores e produzir uma escrita autoral/acadêmica"?
Particularmente eu pouco sigo as ideias dos autores. Ou seja, leio e aproveito aquilo que faz sentido para minha sala de aula e para meu aprendizado como professora/aluna. Admito tenho muita dificuldade em seguir exatamente o pregam e o que definem como verdade. 
Acredito sim, que a teoria serve para explicitar muita coisa, muitos eventos corriqueiros do dia a dia letivo, porém cada aluno é uma realidade e o que serve para um não serve para o outro. 
 Admiro Paulo Freire, Rubem Alves e Içami Tiba. Este último é pouco citado na universidade, mas ele trata de valores comportamentais, extremamente relevantes para nós educadores, pois nos mostra o porquê de muitos problemas que enfrentamos em relação ao aluno e sua família. Para mim, isso é muito mais importante do que textos  com linguagem acadêmica  de difícil compreensão e de pouca utilidade em nossa rotina.
Gosto muito de escrever e escrevo sobre o que para mim fica como verdade e aprendizado. Penso ter escrita autoral.
 Sou teimosa e tenho opinião própria sobre tudo, portanto, por mais que o autor seja o "bambambam" , se eu não me identificar com suas palavras e ali não encontrar verdade que feche com o que penso, dificilmente aproveitarei suas análises e conclusões.
E respondendo  a pergunta citada na introdução deste texto, concluo que não reproduzo a escrita de outros autores, afinal escrevo sobre as conclusões que chego sobre o que cada um deles  diz.
Sei que por pensar e agir assim posso estar me prejudicando, afinal aqui sou aluna e preciso seguir padrões estabelecidos; porém vendo por outro lado, será que não é esse o mesmo motivo que desmotiva os alunos,  quando em aula reclamam das atividades que nós professores, elegemos ser as melhores para eles?
Outro fator negativo que pesa sobre mim , é que, por pouco me basear em autores, acabo por não conseguir usar o que acolho como importante para meus escritos. Fico sem saber fazer as citações adequadamente.
Ainda não sei escrever academicamente, porém percebo que meu vocabulário mudou e está mais rico; isso é resultado da diversas leituras que faço na universidade.  E assim como as crianças , sei que aos poucos e no meu tempo, conseguirei produzir o meu tão sonhado escrito acadêmico.


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