MINHA ESCRITA
Hoje eu não sabia o que escrever aqui no blog.
Então, para dar um tempo à minha cabeça, fui ler os enunciados para o próximo
workshop.
Lá, casualmente encontrei a ideia
para, neste espaço, dissertar: " Como superar a escrita que
só reproduz as ideias dos autores e produzir uma escrita
autoral/acadêmica"?
Particularmente eu pouco sigo as ideias dos
autores. Ou seja, leio e aproveito aquilo que faz sentido para minha sala de
aula e para meu aprendizado como professora/aluna. Admito tenho muita
dificuldade em seguir exatamente o pregam e o que definem como verdade.
Acredito sim, que a teoria serve para explicitar
muita coisa, muitos eventos corriqueiros do dia a dia letivo, porém cada aluno
é uma realidade e o que serve para um não serve para o outro.
Admiro Paulo Freire, Rubem Alves e Içami
Tiba. Este último é pouco citado na universidade, mas ele trata de valores
comportamentais, extremamente relevantes para nós educadores, pois nos mostra o
porquê de muitos problemas que enfrentamos em relação ao aluno e sua família.
Para mim, isso é muito mais importante do que textos com linguagem
acadêmica de difícil compreensão e de pouca utilidade em nossa rotina.
Gosto muito de escrever e escrevo sobre o que
para mim fica como verdade e aprendizado. Penso ter escrita autoral.
Sou teimosa e tenho opinião própria sobre
tudo, portanto, por mais que o autor seja o "bambambam" , se eu não
me identificar com suas palavras e ali não encontrar verdade que feche com o
que penso, dificilmente aproveitarei suas análises e conclusões.
E respondendo a pergunta citada na
introdução deste texto, concluo que não reproduzo a escrita de outros autores,
afinal escrevo sobre as conclusões que chego sobre o que cada um deles
diz.
Sei que por pensar e agir assim posso estar me
prejudicando, afinal aqui sou aluna e preciso seguir padrões estabelecidos;
porém vendo por outro lado, será que não é esse o mesmo motivo que desmotiva os
alunos, quando em aula reclamam das atividades que nós professores,
elegemos ser as melhores para eles?
Outro fator negativo que pesa sobre mim , é que,
por pouco me basear em autores, acabo por não conseguir usar o que acolho como
importante para meus escritos. Fico sem saber fazer as citações adequadamente.
Ainda não sei escrever academicamente, porém
percebo que meu vocabulário mudou e está mais rico; isso é resultado da
diversas leituras que faço na universidade. E assim como as crianças ,
sei que aos poucos e no meu tempo, conseguirei produzir o meu tão sonhado
escrito acadêmico.
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