quarta-feira, 10 de abril de 2019


RELEITURA DA POSTAGEM DIFERENÇAS


A diversidade está entre nós. Somos todos singulares em nossa maneira de ser, se portar e principalmente no modo como nos apresentamos à sociedade. Aqui, me refiro à nossa aparência, intelecto e condição física.Tais  diferenças causam estranheza. Nos incomodamos com aquilo que não nos identificamos Fazemos um pré conceito ,  antes mesmo de interagir com o outro.
Nossos olhos e pensamentos são juízes implacáveis.

O sistema  é hipócrita, julga antes de conhecer a pessoa em sua totalidade. Todos temos  restrições; mas acima de tudo, temos valores e potenciais. Valores e potenciais estes, que são negligenciados quando fogem ao dito convencional. A sociedade é estereotipada,  busca padrões em vez de capacidades, talentos e singularidades que acrescentam ao coletivo.

Na escola , temos uma vasta diversidade que nem sempre encontra  espaço para manifestar-se e segundo Mantoan (2011, p.32 ):


Temos dificuldade de incluir todos nas escolas porque a multiplicidade incontrolável e indefinida de suas diferenças inviabiliza o cálculo, a definição desse sujeito, e não se enquadra na cultura de igualdade das escolas.

A escola padronizou tudo e todos com o objetivo de potencializar sua proposta pedagógica, no entanto, as diferenças estão aí e exigem seu espaço, deixando a escola sem saber como agir com aquilo que desconhece ou melhor, com aquilo que não está pronta e preparada para promover.
É urgente que a escola busque alternativas e ações  que atendam à todo seu alunado, deixando de excluir aqueles que possuem outro modo e tempo de aprender , descobrindo metodologias que estimulem suas habilidades ao máximo possível, respeitando sua capacidade e limitações.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Organizadora) O Desafio das Diferenças na Escola /Maria Teresa Eglér Mantoan- Petrópolis: Vozes, 2011.


Nenhum comentário: