sábado, 18 de novembro de 2017


                           RELAÇÕES SAUDÁVEIS

Morin nos apresenta um texto complexo em seu livro Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, mesmo assim ficou  claro que sem afetividade não há aprendizado .  Este atributo é essencial no relacionamento professor/aluno para que se dê a aquisição da proposta escolar, bem como nos relacionamentos interpessoais dentro deste âmbito. O que propulsiona o aprendizado são as   boas relações facilitando assim o encontro entre a dúvida e a resposta.
 Quando não há empatia entre os atores deste contexto, criamos ilusões que nos colocam na posição de meros profissionais, esquecendo o nosso lado humano; em contrapartida, penso que quando acontece um relacionamento estreito demais entre professor e aluno, pode-se deixar a razão de lado, agindo apenas com a emoção, ocasionando assim um fator negativo.
Há uma passagem no texto de Morim que diz que “os homens elaboram falsas concepções de si próprios, do que fazem, do que devem fazer, do mundo onde vivem” essa ilusão permeia o seu ser, camuflando assim , muito do seu eu, transparecendo apenas o que é conveniente ao contexto e ao momento.
Como educadores temos o dever de sermos éticos, trazendo à tona sempre o nosso lado mais racional, para assim sermos justos em nossas decisões e posições. Não podemos fazer de nossos valores uma verdade absoluta, pois é isso que percebo causar muitos problemas dentro da escola. Muitos educadores, por se julgarem donos do saber, não percebem que há outras verdades. A verdade do aluno muitas vezes choca e escandaliza e é dentro desta diversidade cultural que devemos nortear nosso trabalho, expandindo conhecimento e mostrando que não existe uma única verdade e sim, verdades distintas entre os pares de um contexto.

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