RELAÇÕES SAUDÁVEIS
Morin nos apresenta um texto complexo em seu livro Os Sete Saberes
Necessários à Educação do Futuro, mesmo assim ficou claro que sem afetividade não há aprendizado .
Este atributo é essencial no
relacionamento professor/aluno para que se dê a aquisição da proposta escolar,
bem como nos relacionamentos interpessoais dentro deste âmbito. O que
propulsiona o aprendizado são as boas relações facilitando assim o encontro
entre a dúvida e a resposta.
Quando não há empatia
entre os atores deste contexto, criamos ilusões que nos colocam na posição de
meros profissionais, esquecendo o nosso lado humano; em contrapartida, penso
que quando acontece um relacionamento estreito demais entre professor e aluno,
pode-se deixar a razão de lado, agindo apenas com a emoção, ocasionando assim
um fator negativo.
Há uma passagem no texto de Morim que diz que “os homens
elaboram falsas concepções de si próprios, do que fazem, do que devem fazer, do
mundo onde vivem” essa ilusão permeia o seu ser, camuflando assim , muito do seu
eu, transparecendo apenas o que é conveniente ao contexto e ao momento.
Como educadores temos o dever de sermos éticos, trazendo à tona
sempre o nosso lado mais racional, para assim sermos justos em nossas decisões
e posições. Não podemos fazer de nossos valores uma verdade absoluta, pois é isso que percebo causar muitos problemas dentro
da escola. Muitos educadores, por se julgarem donos do saber, não percebem que há
outras verdades. A verdade do aluno muitas vezes choca e escandaliza e é dentro
desta diversidade cultural que devemos nortear nosso trabalho, expandindo
conhecimento e mostrando que não existe uma única verdade e sim, verdades
distintas entre os pares de um contexto.
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