REFLETINDO
Não
nos tornamos reflexivos da noite para o dia! Essa capacidade vai se
desenvolvendo a medida que forem criadas as condições favoráveis para
tal. Sendo assim, volto-me para o, eu aluna do PEAD, e reflito minha
evolução como aprendiz e, como isso se deu ao longo dos semestres. Hoje percebo
uma outra estudante, tal qual está descrito no texto de Alarcão: " só o eu
aprende a sí próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo" Minha
capacidade atual de avaliar todo o processo de aprendizagem pelo qual passei
permite que eu reflita na postura que tinha e que hoje nem de longe é a mesma.
Agora percebo a importância de fatores que até então deixava de lado ou em
segundo plano. Eu aprendi a refletir minha postura de aluna, e tal reflexão,
permite-me agir de forma a contemplar o que a mim é proposto. Adquiri autonomia
ao agir diante daquilo que reflito.
Penso que assim se dá o
processo de aprendizagem em nossas salas de aula. O aluno reflete em suas
dificuldades ou descobertas e a partir daí,traça metas para que possa
evoluir. No entanto, a criança não tem esse nosso entendimento sobre a
situação. Ela faz todo esse caminho, no escuro, de forma abstrata, ou seja, sem
saber o que está fazendo. Só será capaz de analisar o processo que efetuou a
partir do momento que tomar consciência de suas atitudes. Enfim, a reflexão vem
com a maturidade e a maturidade depende do caminho trilhado por erros e
acertos.
2 comentários:
Oi Ester!
Realmente, uma aprendizagem só pode ser considerada significativa quando ela mexe conosco ao ponto de compreendermos claramente que aprendemos. Isso não significa que temos que ter certeza, mas temos a sensação bem clara que algo ficou do que lemos, ouvimos, falamos ou construímos.
Seguimos,
Abraços Paty
Obrigada Paty! bj
Ester
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