domingo, 16 de abril de 2017


                                                          REFLETINDO

 Não nos tornamos reflexivos da noite para o dia! Essa capacidade vai se desenvolvendo a medida que forem criadas as condições favoráveis para tal. Sendo assim, volto-me para o, eu aluna do PEAD, e reflito minha evolução como aprendiz e, como isso se deu ao longo dos semestres. Hoje percebo uma outra estudante, tal qual está descrito no texto de Alarcão: " só o eu aprende a sí próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo" Minha capacidade atual de avaliar todo o processo de aprendizagem pelo qual passei permite que eu reflita na postura que tinha e que hoje nem de longe é a mesma. Agora percebo a importância de fatores que até então deixava de lado ou em segundo plano. Eu aprendi a refletir minha postura de aluna, e tal reflexão, permite-me agir de forma a contemplar o que a mim é proposto. Adquiri autonomia ao agir diante daquilo que reflito.
Penso que assim se dá o processo de aprendizagem em nossas salas de aula. O aluno reflete em suas dificuldades ou descobertas e a partir  daí,traça metas para que possa evoluir. No entanto, a criança não tem esse nosso entendimento sobre a situação. Ela faz todo esse caminho, no escuro, de forma abstrata, ou seja, sem saber o que está fazendo. Só será capaz de analisar o processo que efetuou a partir do momento que tomar consciência de suas atitudes. Enfim, a reflexão vem com a maturidade e a maturidade depende do caminho trilhado por erros e acertos.

2 comentários:

Patrícia Kusma disse...

Oi Ester!

Realmente, uma aprendizagem só pode ser considerada significativa quando ela mexe conosco ao ponto de compreendermos claramente que aprendemos. Isso não significa que temos que ter certeza, mas temos a sensação bem clara que algo ficou do que lemos, ouvimos, falamos ou construímos.
Seguimos,
Abraços Paty

Ester Biscarra disse...

Obrigada Paty! bj
Ester