domingo, 30 de abril de 2017



                                                         SÍNDROME DE BURNOUT


Os professores são profissionais altamente acometidos pela Síndrome de Burnout .
Esta é caracterizada por fadiga intensa , desânimo, falta de motivação, sensação de cabeça vazia, apatia e irritabilidade.
O fato de estarem expostos  à todo tipo de comportamento e à situações que não lhe dizem respeito, mas que lhe são cobradas mesmo assim , fazem do educador um alvo certeiro para este processo de desgaste da psique.
Os sintomas conduzem o profissional à um determinado grau de depressão que lhe tira toda e qualquer vontade de exercer suas funções. Este, passa inclusive a mostrar-se incrédulo de suas habilidades de docente,  e pega para si, todo e qualquer problema que se apresente em sua turma.
Ninguém acorda determinada manhã com a Síndrome de Burnout, esta pode levar décadas para demonstrar seus primeiros sintomas, porém uma vez estabelecida é uma condição contínua e com severos progressos.
Professores do sexo masculino são mais propensos à Síndrome, bem como os profissionais mais jovens, uma vez que estes, vêem muitas de suas expectativas serem abandonadas ao longo da profissão.
Penso que todo educador passa pelos sintomas deste mal, porém, aqueles que conseguem ver os dois lados do problema e que buscam apoio psicológico, enfrentam e superam tal enfermidade. Isso se aplica na confirmação de que professores mais experientes lidam melhor com os fatores de alto estresse.
Buscar ajuda faz-se extremamente necessário, pois o professor com Síndrome de Burnout compromete não apenas sua qualidade de vida, mas o trabalho pedagógico de seus alunos.
Infelizmente , nem todos buscam auxílio para essa condição; “ vão empurrando com a barriga” e isso denigre sua imagem como profissional, já que a maioria dos professores que ignora essa patologia, são aqueles que usam-se de atestados médicos com grande frequência, licenças saúde e outra formas de ausentar-se de suas obrigações.
A Síndrome de Burnout é ligada diretamente à situação trabalhista do professor, então cuidar e estar atento ao sinais de estresse é fundamental para o bem estar de uma comunidade escolar , visto que esta depende de um profissional capaz e motivado.






Nenhum comentário: