LINHA DO TEMPO
Quando recebi a proposta de fazer uma linha do tempo para a interdisciplina de Estudos Sociais pensei:
- Puxa vida! Como farei isso? Afinal, nunca fiz uma linha do tempo com meus alunos.
No entanto, ao pesquisar a tarefa, dei-me conta de que realmente eu nunca tinha feito este trabalho com tal propósito: " construir uma linha do tempo", porém ele estava embutido em dezenas de atividades que realizei ao longo de todos esses anos.
Sem me dar conta, no famoso feijãozinho no algodão, encontrei a evolução de uma planta, bem como no Senhor Cabeça de Alpiste, onde vemos nascer cabelos em um boneco.
Trabalhando ordem crescente e decrescente de um número, identificamos a noção de espaço entre valores. Em sua essência, há uma linha de tempo enrustida neste processo, pois a criança precisa identificar o espaço necessário entre um número e outro.
O próprio período letivo de um aluno é uma linha do tempo, pois como todas as outras, percebemos uma mudança, uma evolução. Nada fica como no começo, tudo se transforma.
O PEAD, está me mostrando que muitas vezes, sem querer, trabalhei e desenvolvi conceitos sem um objetivo específico para eles, mas que de outras formas e rumos, deu-se no aluno o aprendizado necessário para que, aos poucos, possa compreender como o tempo e o espaço modificam todas as situações.
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