A
criança é aquilo vê, ouve, convive, analisa, percebe, sente e mais uma infinita
gama de percepções
que a compõe como ser vivo. Sendo assim, a partir de
suas experiências e vivências é capaz de formular hipóteses sobre o mundo que a
cerca,com ou sem o auxilio de um adulto ou professor.
Porém
é evidente, que ao ser estimulada, questionada , ensinada e orientada, vai acomodando todas essas percepções e as transformando em
conhecimento. Muitos destes, que ainda não consegue compreender, estão ali,
quietinhos, prontos para serem usados no momento adequado, quando junto à
outras informações puder lhe fazer mais sentido, ou então, quando já não lhe
causar estranheza.
A
curiosidade da criança, faz com que, por ela mesma, busque as respostas para
muitas de suas dúvidas, e penso que, como facilitadora para solucionar as
mesmas, o mais inteligente e correto a fazer é lhe instigar mais, para que a
sede do saber se torne algo que perceba ser essencial e vital para sua formação
como pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário