domingo, 23 de outubro de 2016



O TEMPO DA CRIANÇA


No texto lido para a interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos sociais,  identifiquei-me com a frase de SAMPAIO (2002) “o tempo da escola é diferente do tempo das crianças, pois existe a expectativa de que todas aprendam num determinado tempo definido como série”. Essa  citação é a minha realidade de sala de aula, pois hoje, com a não reprovação, os alunos muitas vezes chegam ao 3º ano sem estar alfabetizados e eu, fico com a incumbência de completar este ciclo juntamente com eles.
Muitas vezes, este trabalho é fácil, porém em outras fica muito complicado, pois a criança apresenta dificuldades pontuais que me deixam  sem poder atendê-la em suas especificidades, uma vez que tenho outros alunos em diferentes fazes de aprendizagem e também porque preciso vencer os conteúdos mínimos exigidos pela escola.
A criança aprende no seu tempo. Isso é FATO! Todos que chegam ao 3º ano com sua alfabetização  incompleta ficam com uma defasagem completamente nítida, porém, também é evidente como no seu ritmo, essa criança, aos poucos, vai sanando suas dificuldades e solucionando suas questões.
A escola precisa VER E COMPREENDER esse tempo, só assim estará respeitando o ritmo do aluno e de sua maturidade para novas aquisições.
No entanto,  a não reprovação, deixou uma lacuna para aqueles educadores que não estimulam e trabalham adequadamente a alfabetização de seus alunos.
O período de 10 meses em que estamos junto às crianças é suficiente para uma evolução significativa de seu aspecto cognitivo, porém este tempo deve ser aproveitado com atividades ricas e significativas para este processo. Uma alfabetização  mal estruturada, sem vivências e experiências adequadas afetam de modo negativo, toda a escolarização de uma criança.
Penso que cumprir a carga horária escolar é nosso dever, desde que o tempo de aprendizagem do aluno seja extremamente vista e analisada , dentro de suas limitações, singularidades e especificidades. Não temos que trabalhar para preencher carga horária e sim para mostrar ao aluno que ele é capaz de aprender tudo, dentro de um tempo que será somente seu.



Nenhum comentário: