terça-feira, 18 de outubro de 2016



                              SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Ao realizar essa tarefa eu tinha por objetivo que meus alunos conseguissem separar os diferentes grupos de palavras dentro daquele conjunto.
Inicialmente o que me disseram foi o obvio, palavras com G; mas após minha intervenção foram se dando conta das demais maneiras que podiam dividir aquele grupo de palavras.
O que percebi é que para a criança não é tão simples realizar a classificação de diferentes grupos dentro de um contexto variado. É algo abstrato e vago. Porém, se tu vais orientando, instigando a investigação o resultado esperado vai surgindo aos poucos, de maneira muito tímida e insegura. 
No entanto, se tu os incentiva e mostra que estão no caminho correto, mostram-se persistentes na solução da questão a se definir. 
                                  

                                  Coloquei no quadro as seguintes palavras:

gelatina
gemada
goiaba
giz
gel
grilo
gafanhoto
gaveta
ganso
garrafa
girafa

graviola
gravata

                                          CONJUNTO DE PALAVRAS COM G

Após pedi aos alunos:
-Se vocês precisassem separar essas palavras em grupos, como fariam?
A resposta não veio de imediato. Mas a primeira coisa que falaram foi que todas palavras tinham G.
Depois de darem respostas que não era a esperada, uma menina falou:
-Ali tem objetos , alimentos, animais e roupa.
Eu tentei induzir separar alimentos de frutas. Eles não aceitaram, pois disseram que fruta é de comer. ( eu particularmente não esperava por isso, porém acatei a opinião deles).

Fizemos então os seguintes grupos:
OBJETOS
ALIMENTOS
ANIMAIS
ROUPA
giz
gelatina
gafanhoto
gravata
garrafa
graviola
girafa

gel
gemada
grilo

gaveta
goiaba
ganso


Fui questionando:
-Há mais alguma maneira?
Depois de tentativas, eu falei:
- Lembrem das sílabas! ( tentei induzir ao número de sílabas),
porém a mesma menina falou:

- Dá pra fazer palavras com GA GE GI GO GRA E  GRI
GA
GE
GI
GO
GRA
GRI
garrafa
gel
giz
goiaba
graviola
grilo
gaveta
gelatina
girafa

gravata

ganso
gemada




gafanhoto






Em seguida continuei tentando:
Lembrem das sílabas! Dos números de sílabas. Estão lembrados
de quando a palavra tem uma, duas três ou mais sílabas?
Então eles lembraram e eu perguntei?
- Será que podemos separar essas palavras pelo seu numero de sílabas?
-Sim, eles disseram.

Então fizemos mais um grupo:
PALAVRAS MONOSSÍLABAS
PALAVRAS DISSÍLABAS
PALAVRAS TRISSÍLABAS
PALAVRAS
POLISSÍLABAS
giz
grilo
garrafa
gelatina
gel
ganso
gaveta
graviola


gaiola
gafanhoto


gemada



girafa



gravata


Após conversei com eles e expliquei que de um único grupo de palavras,
podemos criar outros grupos , desde que tenhas uma lógica que o justifique.
                                            
                                             JUSTIFICATIVA

Numa primeira fase é importante desenvolver a capacidade de se estabelecer critérios ou atributos para um conjunto de objetos. Ao separar os objetos segundo os critérios definidos, se evidenciam os conjuntos, possibilitando a passagem por um primeiro estágio do pensamento lógico e um fundamento necessário para a compreensão da inclusão de classes e a classificação hierárquica. Trata-se de um requisito prévio para que as crianças desenvolvam suas habilidades em formar conjuntos utilizando critérios mais abstratos.
Quando se utiliza um critério de classificação é preciso saber o que significam os critérios estabelecidos e o que deve ser observado nos elementos para decidir a que conjunto pertencem.
Essas discussões são muito ricas, pois permite que os alunos percebam que podem ser mais ou menos rigorosos na elaboração dos critérios e restringindo mais ou menos conjuntos formados.




2 comentários:

Luciane Machado disse...

Ester!Querida!
Bem interessante o que trazes sobre como trabalhar os conceitos de seriação e classificação com os alunos e instigá-los.
Tutora Luciane Machado.

Ester Biscarra disse...

Obrigada Lú!Bj