quarta-feira, 5 de outubro de 2016



                                                     O MUNDO DOS NÚMEROS

                                                   


Nesta semana , tivemos a primeira aula de Representação pelo Mundo da Matemática. Logo no início, o professor perguntou:
- Quem tem medo da Matemática?
- Eu, prontamente, mais que depressa, ergui minha mão, bem no alto, pois realmente essa é uma disciplina que para mim, não precisaria existir.
Em seguida, uma colega sugeriu:
- Quem tem medo de ensinar Matemática?
- Fiquei quieta. Refleti que apesar de não ser muito amiga dos números, não me incomodo em trabalhar o universo  da lógica com meus alunos. Bem pelo contrário, sinto-me segura nesta questão.
Como professora, criei várias estratégias metodológicas para facilitar, ao máximo, a compreensão da abstração que encontramos ao lidar com as exatas.. Para mim, é muito evidente que , quanto mais concreto e próximo da vivência da criança, mais fácil fica e menos receio aparece no desenvolver das atividades. O aluno precisa perceber, que aquela tarefa de aula será utilizada em seu dia a dia. O desafiador não precisa ser difícil nem complicado. Basta aguçar a curiosidade!
É óbvio que muitos problemas relacionados à esta disciplina, está atrelada à imaturidade da criança em abstrair determinado processo. Neste caso, o professor deverá estar atento ao modo como ela está elaborando tudo isso em seu pensamento; como está processando todas essas informações. Conforme amadurece, vai acomodando o construído;  permitindo-se  conhecer e buscar  novos conceitos e aprendizagens.
Leciono Matemática, do modo que “eu criança”, gostaria de ter aprendido. De forma concreta, desafiadora e acima de tudo lúdica. O medo me ensinou! Não quero que minhas crianças convivam com esse sentimento.
Acredito que quando temos dificuldade em algo necessário à nossa vida, buscamos por fórmulas de facilitar nosso convívio com este elemento.
Afirmo: eu e os números não somos os melhores amigos, porém, temos uma relação amistosa. 

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