sábado, 9 de abril de 2016




SALA DOS PROFESSORES



Essa semana aconteceu um episódio que me deixou desconcertada.
Como já comentei em outra postagem, tenho uma aluna autista e ela adora  fazer desenhos.  Para enriquecer seu aprendizado a levei na sala dos professores onde há um computador disponível. Ali, ela olhou gatinhos, águias, morcegos, coelhos, elementos que ela gosta e que fazem parte de seu mundinho.  Também digitou palavras e  interagiu com os profes que ali estavam.
No primeiro dia, tudo ok! Porém, no segundo  fui advertida  de que levar a menina neste ambiente para usar o computador não daria certo, pois estaria tirando a privacidade dos professores.
Fiquei muito braba, pois vender Avon e Natura na sala dos professores pode! Vender roupa pode! Vender cuca e linguiça pode! Falar bobagem pode! Fazer politicagem pode! Professores  perderem seu tempo jogando memória no computador pode! Mas usar o espaço, da escola, em um  período disponível para trabalhar a dificuldade de aprendizagem de uma aluna não pode? Isso é falta de respeito!É não permitir a inclusão.
Como educadora eu estava fazendo o meu papel e para isso não escolho lugar, desde que contemple as necessidades de meu aluno. Ela não estava atrapalhando ninguém, muito pelo contrário, quem estava ali, pode se maravilhar com seu jeito singular de ser. Mas não adianta, só quem convive diretamente com essas crianças consegue compreender a magia desde universo, à parte ,que eles nos oferecem.
Eu poderia ter usado o laboratório de informática. Porém este está sempre fechado e com os equipamentos desligados. Eu poderia ter pego a chave e ligado os aparelhos? Não! Pois não sou autorizada para tal tarefa.
Compreendo que dentro de uma escola há diversos espaços e que estes devem ser respeitados. Mas em minha concepção de professora, a palavra que deve mover, gerenciar, girar, fazer movimentar uma escola é FLEXIBILIDADE.
 A escola deve ser pensada e preparada para todas as crianças conviverem de forma saudável e íntegra, respeitando suas limitações, necessidades e capacidades. Uma escola livre de barreiras e “frescuras” é a ideal.
Sala dos professores não é um santuário!!!


Nenhum comentário: