domingo, 13 de março de 2016





    PRIMEIRO DIA DE AULA

Há dois anos atrás, fiz esta postagem em meu face, referindo-me à minha visão de professora sobre o primeiro dia de aula , o retorno das férias, enfim... as expectativas de um novo ano letivo.



Segunda, a gurizada volta! Meu Deus!!! Os rostinhos aflitos perguntando quem será a minha "profe"? O que eles não sabem é que nós professores também ficamos ansiosos pela turminha que iremos receber.
Durante o ano letivo acontece de tudo, sorrisos, lágrimas, conquistas, coisas que cada um de nós levará para o resto de sua vida. Quem de nós não tem guardado na mente um dia inesquecível na sala de aula?
Nós professores, marcamos e somos marcados. Lidamos com o bem maior: A VIDA!
 Ajudamos a selar o destino de cada um que passa em nossas mãos, ou não, tudo depende de quão importante e significante aquele professor foi na vida do aluno. Escolhi essa profissão porque gosto da "loucura do dia a dia em uma escola", quem é" profe" sabe do que estou falando kkkk; do tumulto que são muitos recreios, risadas, fantasmas nos banheiros, gritarias, brigas, sim muitas brigas! Os anjinhos adoram brigar!!! Mas isso tudo é maravilhoso, dá sentido à nossa vida, à nossa profissão. Faz parte!!!
Quero apenas que Deus me dê sabedoria para orientar cada aluno que à mim chegar, que eu saiba ser justa, correta em meus atos e que possa fazer a diferença para cada um deles. 

Um excelente ano letivo à todos nós, professores por opção!!!

Porém, hoje, gostaria de fazer uma releitura deste   mesmo texto,  sobre uma visão do "eu professora", como "aluna do PEAD" e as expectativas que envolvem o recomeço de uma nova etapa da nossa formação acadêmica.
Muitas coisas já sabemos.Por sermos adultos, muito daquele encantamento de quem será meu colega ou professor, já não existe mais. Aqui, os   anseios são outros, são maiores, são profundos, tomam uma grandiosidade que não sei realmente como aguentamos.
 No começo é tudo muito fácil, mas ao decorrer do semestre, acabamos por duvidar de nossas capacidades para darmos conta de tantas pesquisas, leituras, filmes, escritos...
Assim como nossos pequenos, damos trabalho aos tutores, que ficam atrás da gente por causa de um texto atrasado, ou então, os pobres são surpreendidos mais de meia noite com um pedido de socorro afoito, de uma aluna em desespero, "porque a peça que está na frente do computador deu problema" kkkkk
Ah!!!! Não posso esquecer das brigas! Muitas, infinitas... por causa de quem? Do tempo!!!! Ele é rápido demais e aluna do PEAD sofre deste mal, nunca tem tempo pra nada. Precisamos ler nos ônibus, trem, intervalos e se bobear até no banheiro!
Lá na UFRGS ainda não escutei ninguém falar de fantasmas , porém falam " não muito bem" dos textos enormes , complicados e monstruosos que precisamos dar conta. Oh, bicho brabo!
Essa rotina de professora/aluna é o que dá sentido à minha vida. Amo essa loucura, essa rotina que todos os dias me permite aprender e ensinar. Dividir o que temos de mais belo que é a sabedoria divina que consiste em compreender que o sentido da vida está nessas pequenas coisas cotianas que no final é o que move a nossa existência.
Bom ano letivo à todos nós!!!

2 comentários:

Luciane Machado disse...

kkkk, mudam os papéis, mas somos pessoas cheias de expectativas no novo recomeço.
Um ótimo recomeço de esemestre Ester!
Beijãooo Lú.

Ester Biscarra disse...

Adorei te achar aqui Lú!!! Isso é sinal de que iremos trabalhar juntas! bj!!!!!