domingo, 6 de dezembro de 2015

BRINCAR POR BRINCAR

 

O brincar é o que a criança faz de mais espontâneo. Através da brincadeira, expressam sentimentos e comportamentos que revelam muito de sua personalidade e  realidade familiar.
Brincar caracteriza a infância e compõe o que de mais importante, este ser em formação, necessita para desenvolver-se integralmente
Junto à seus pares interagem, criam, imaginam,buscam o prazer sem que haja regras,  do certo e do errado. O brincar é livre, aceita tudo e mesmo assim contribui de forma muito significativa   ao processo educativo.
Todo professor quando brinca com seus alunos motiva-os de forma muito natural. Para criança ver um adulto brincando é interessante e mágico.  Pois essa atitude de forma inconsciente passa para a criança  que esta pessoa  está interessada em seu universo. Isso cria laços de afetividade que em uma sala de aula faz todo o diferencial entre as relações.
O educador atento  compreende que na forma como brinca a criança coloca para fora aquilo que aprende como verdade junto aos seus. Assim, aspectos positivos e negativos vem à tona, deixando o professor como mediador de possíveis conflitos que podem surgir entre seus alunos. Por isso, como profissional o professor sabe que até brincando  está agindo na educação de suas crianças.


2 comentários:

Luciane Machado disse...

Oportunizar o brincar na criança é benéfico!

Ester Biscarra disse...

O que percebo nas crianças de hoje é que não sabem brincar!E não é culpa delas e sim, no rumo que a própria vida está os guiando. bj