BRINCAR POR
BRINCAR
O brincar é o que
a criança faz de mais espontâneo. Através da brincadeira, expressam sentimentos
e comportamentos que revelam muito de sua personalidade e realidade
familiar.
Brincar
caracteriza a infância e compõe o que de mais importante, este ser em
formação, necessita para desenvolver-se integralmente.
Junto à seus pares
interagem, criam, imaginam,buscam o prazer sem que haja regras, do certo e do errado. O brincar é livre,
aceita tudo e mesmo assim contribui de forma muito significativa
ao processo educativo.
Todo professor
quando brinca com seus alunos motiva-os de forma muito natural. Para criança ver um adulto brincando é
interessante e mágico. Pois essa atitude de forma inconsciente
passa para a criança que esta pessoa
está interessada em seu universo. Isso cria laços de afetividade que em uma sala de aula faz todo o
diferencial entre as relações.
O educador
atento compreende que na forma como brinca a criança coloca para
fora aquilo que aprende como verdade junto aos seus. Assim, aspectos positivos e negativos vem à tona,
deixando o professor como mediador de possíveis conflitos que podem surgir
entre seus alunos. Por isso, como profissional o professor sabe que até brincando está agindo na educação de suas
crianças.
2 comentários:
Oportunizar o brincar na criança é benéfico!
Lú
O que percebo nas crianças de hoje é que não sabem brincar!E não é culpa delas e sim, no rumo que a própria vida está os guiando. bj
Postar um comentário