sábado, 21 de novembro de 2015

                          

                        MANIFESTO DOS PROFESSORES

 


A visão dos professores diante a atual situação da educação é  de desilusão e decepção.
A classe de docentes não consegue ver a curto  prazo, a solução para o descaso em relação ao maior valor moral que um ser humano possui: o seu saber; e aí incluímos o saber popular e o saber acadêmico. Ambos compõe a  cultura e a formação de todos nós. 
 Lá na infância,  devemos estar atentos para atendermos à tal necessidade de nossas crianças. Em casa, é obrigação da família, mas a partir do momento em que esta  precisa se ausentar para cumprir com suas tarefas profissionais, cabe à sociedade dar conta desta demanda, e é neste espaço, que encontramos as lacunas em aberto, pois o governo não cumpre seu papel  de gestor.
 Tamanha negligência levou ao sucateamento da educação pública, que aos olhos de nossos educadores, deve recomeçar do zero e encontrar um outro norte para essa nova geração que anseia por novidades e um aprender diferenciado, onde quem sabe o computador substitua o caderno.
Para que a educação sofra uma mudança significativa são necessárias ser tomadas  um conjunto de medidas com urgência.
A família deve assumir seu papel e comprometer-se com o processo, participando das atividades na escola, não só em âmbito pedagógico. Existe muita dificuldade em formar conselhos escolares, comissões eleitorais e avaliativas, círculo de pais e mestres.
O grupo de profissionais deve sentir-se motivado a realizar a tarefa cotidiana, sendo imprescindível, encontros para discussões pedagógicas e de rotina escolar.
Seriam necessários cursos de formação de forma contínua envolvendo os segmentos da escola, bem como suporte para lidar com as mais diversas situações que surgem no dia a dia ( orientação, supervisão, agentes de saúde ).
Ação pressupõe atitude. Essa atitude deve ser de responsabilidade de todos os envolvidos.
Falta vontade política e consciência pedagógica de muitos, bem como falta postura e comprometimento nas instâncias que poderiam ser alavancadas para resultar uma mudança significativa.

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