domingo, 11 de março de 2018



ESCOLA DEMOCRÁTICA


 O vídeo" ESCOLA DEMOCRÁTICA" nos mostra a dura realidade de nossas escolas, onde o interesse do aluno é deixado de lado mediante o ensino engessado que se apresenta.
Este, trás em sua configuração, a ideia de que reproduzir o que lhe é transmitido basta para sua formação, esquecendo-se de que interagir e construir o seu conhecimento é fundamental para que nasça um cidadão crítico, participativo e atuante na sociedade.
A realidade do aluno não é contemplada pela educação  oferecida, descontextualizando assim, o aprendizado de seus verdadeiros interesses. O que aprende na escola não é aplicável em sua rotina e esta, não recebe um olhar por parte da educação. Desta forma , a escola fica compartimentada, fazendo com que o aluno permeie por caminhos distintos sem haver a interligação entre eles.
A escola mostra-se ultrapassada, as ideias do aluno são descartadas e o tempo que ali passa ,torna-se mera ociosidade, deixado passar em branco a oportunidade de oferecer à este aluno a chave para que abra as portas do conhecimento.
Sendo assim, oferecer ao aluno  mecanismos que despertem seu interesse é de suma importância para que o aprendizado em si torne-se atrativo e compatível com suas vivências, pois somente desta forma a escola poderá acompanhar os passos desta geração que se apresenta.

2 comentários:

smedpoabetynha@gmail.com disse...

Ai que dóooooooo! Ai que dó Ester! Deixar o interesse do aluno de lado? Aluno obrigado a reproduzir o que lhe é transmitido? Sem criar nada sobre? Não valorizar os interesses dos alunos? Realmente é uma escola ultrapassada! Realmente precisamos escrever sobre isso. Nos posicionar. Deixar as nossas mensagens. Fazer a nossa parte. Tendo uma sala de aula diferente, mostrando as colegas professoras exemplos de boas práticas, aliando prática ao discurso e aos estudos. Ainda bem que estamos aqui. Estudando, refletindo e nos posicionando. Segue que estou contigo. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - VII Eixo - Seminário Integrador)

Ester Biscarra disse...

Infelizmente essa ainda é uma triste realidade. Posso aliá-la também à falta de estrutura que professor da escola pública, enfrenta todos os dias. Os recursos que temos dentro das escolas muitas vezes se resumem apenas ao xerox e isso é irrisório perto do que poderíamos oferecer aos nossos alunos. bjs