PARCERIAS

Sou professora no Ensino Público e no Ensino Privado. Comparações são quase impossíveis de não acontecer. Fora a questão cultural e os valores vistos de formas diferenciadas em ambas as Instituições , outro aspecto que chama a atenção são os recursos disponibilizados por essas redes de ensino.
Dar aula em escola particular é muito fácil, visto a grande variedade de recursos ofertados aos discentes e docentes. Nem sempre são aproveitados de maneira contemplativa visto o enorme leque de opções. No entanto aqui, falta aquela realização de " PUXA! EU CONSEGUI!!!! No privado a maioria das conquistas é mérito do sistema e o educador, muitas vezes, passa a ser apenas mais um.
Já em escola pública esbarramos nas privações de recursos e materiais. Na carência das crianças e no não poder pedir ajuda às famílias . Isso é um complicador que dificulta muito o trabalho do professor.
Porém, se este realmente quiser ser um diferencial na educação de seus alunos, vai atrás de parcerias que podem contemplar e oferecer outras formas de enxergar o mundo.
Essa semana recebi em minha turma o pessoal do Projeto da Nova Ponte do Guaíba. Eles fazem um trabalho de educação ambiental maravilhoso. Apresentam recursos que nossa escola não possui e faz com que os alunos repensem sua posição como cidadãos que precisam preservar a natureza.
Essa visita foi a culminância de um projeto sobre o solo e para minha felicidade as crianças adoraram, questionaram, colaboraram com suas opiniões. Enfim, foi uma manhã "pra lá de proveitosa" !
Assim concluo, que para alunos da escola pública o professor é totalmente responsável pelas metodologias e dinâmicas que farão a diferença no aprendizado de seus alunos. Apesar de todas dificuldades que enfrentamos, ver o sorriso contemplativo no rostinho de uma criança faz tu sentires o maior orgulho de SER PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA!
Acho que nem preciso dizer onde mais me realizo como profissional né?!


Nenhum comentário:
Postar um comentário