O QUE ACONTECE?
Muitas vezes me questiono o porquê da criança de escola pública não
aprender como a criança do ensino privado. A capacidade intelectual é a mesma,
salvo comprometimentos neurológicos, e mesmo assim, isso se dá em ambas instituições.
É óbvio que a estrutura de uma escola particular faz
toda a diferença, no entanto, a curiosidade, o intelecto do aluno estão ali
preservados. O que não entendo é porque a
visão de mundo destas crianças são completamente distintas.
Parece que o aluno que vem das classes mais humildes
não consegue compreender tudo aquilo que o cerca, é como se sua capacidade de analisar
e questionar não atingisse o mesmo alcance dos matriculados no ensino privado.
O modo como a
educação pública é gerida implica na qualidade de ensino que oferece. Esta é
muito carente em recursos materiais e os seus professores precisam fazer
peripécias para conseguir dar uma aula estimulante e atrativa. Tal dificuldade
do docente é automaticamente transferida para o aluno e aí se dá o círculo
vicioso da desmotivação e do baixo rendimento escolar.
O Estado precisa urgentemente rever o que acontece com
seus alunos. Qual motivo está embutido nas repetências, evasões, baixo nível
cultural e outros fatores peculiares da educação pública?
Questiono essas duas formas de ensinar pois leciono no
público e no privado. E tal questão me corrói. A criança pobre merece ter uma
educação de qualidade e eu como educadora tento fazer a diferença indo atrás de
parcerias que me permitam oferecer ao meu aluno olhares diferenciados para sua
aprendizagem, busco porque minha consciência dói ao saber que posso ir atrás
daquilo que seria obrigação do governo.
Mas como fica o aluno de professores que não possuem
essa preocupação? Se ele estiver em uma escola privada ok, o sistema dará conta
. E se for ao contrário?
Vejo a reforma da escola pública como algo utópico.
Isso é algo que precisa de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Mas
de onde virão, se a própria escola não é capaz de prepará-los?
Conselhos Escolares, PPP, reuniões, aperfeiçoamento
dos professores é muito faz de conta quando na escola há professores que se
negam a substituir uma colega de 5º ano, pois ela se diz professora somente de
3º ano. Que professor é esse? Que gestão é essa que aceita um argumento desses?
Está muito longe a mudança necessária e eficaz. Por
enquanto , ficamos com os professores leais à sua profissão e que fazem a
diferença na educação pública.
2 comentários:
Olá Ester!
Acredito que a diferença entre o aluno de ensino público e do privado existe em função dos contextos diferentes, objetivos de vida e vivências diferentes, condições financeiras, culturais, falta de um atendimento adequado de saúde, entre tantas outras coisas. Tenho certeza que a culpa da demora na aprendizagem dos alunos da escola pública não é culpa dos professores.
Att,
Tutora Rocheli
Oi Rochele! Concordo contigo! Sei que muitas crianças da escola pública passam por dificuldades relacionadas à sua estrutura de vida e à falta de condições.Porém te sou muito sincera em afirmar que há professor na rede pública que finge ensinar. Isso é um fato, claro que não podemos generalizar, no entanto existem evidências nas próprias escolas que evidenciam tal situação.
Bj Ester
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