ELUCIDAR
Setembro é um mês muito especial para nós gaúchos.
Como professora, sinto-me realmente orgulhosa em trabalhar com meus alunos aspectos importantes e relevantes à nossa tradição. Porém,será que tudo que falo e questiono condiz com a verdade do que foi realmente a Revolução Farroupilha? Será que, em todos esses anos, consegui relatar fielmente o que foi este episódio? Tenho certeza que não.
Falar de nossa cultura não é somente dizer que tomamos chimarrão e comemos churrasco. Vai além disso. É mostrar aos alunos que essa guerra deixou um rastro de sangue e covardia. É não deixar esquecer que os laneiros negros foram traídos por seu povo, que os abandonou à própria sorte em uma emboscada.
Após 10 anos, esta guerra acabou em nada, com um tratado de paz que esqueceu o interesse dos escravos mortos.
Como educadora, me nego a esconder esta verdade. Porém, em mim, como formadora de opinião e exigente comigo mesma, me indago se realmente as coisas aconteceram como aprendi e como vejo este fato.
Toda incerteza que tenho, me surge em um momento que me dou conta de que muito já ensinei coisas erroneamente aos meus alunos. Muito do que ensino, são aprendizados que ao longo do tempo, foram reforçando aquilo que aprendi na escola. E tinha muita coisa errada.
As cores da Bandeira Brasileira, tem em suas cores, um outro significado que não remete às matas, ouro, céu e paz. Eu levei muito tempo pra saber que a estrela solitária não representa o Distrito Federal e sim o Amapá. Por quê minhas professoras não me ensinaram corretamente? Acho que elas também não sabiam!!!
Por quê me ensinaram um contexto mentiroso sobre a Independência do Brasil? É errado faltar à verdade. E muitas vezes, eu pequei neste sentido; por ignorar , por não buscar os fatos como realmente são ou foram.
Mesmo sendo pequenos, é possível didaticamente, relatar aos nossos alunos, momentos históricos sem omitir seus reais contextos.
Hoje, percebo nestes detalhes que citei, uma falha na minha formação de Magistério. E aí eu afirmo com convicção: a história de nosso país é uma estranha entre nós, pouco se sabe sobre a realidade dos fatos e pouco se faz para buscar e elucidar nosso passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário