terça-feira, 14 de julho de 2015

Escola é... "Paulo Freire"

Paulo Freire foi muito feliz ao escrever este poema.
Ele retrata a escola como um lugar humano que lida com gente e não com pessoas que passam rapidamente por ali para cumprir suas 40  horas semanais.
Para muitos, a escola é mais que um lugar onde se trabalha. É o seu segundo lar. Afinal, há professores  e profissionais que devotam suas vidas à essa instituição,  pelo amor à educação.
Este ambiente, como diz Paulo Freire, é muito mais que um prédio de tijolos. Ele abriga a história de quem está ali. Essas histórias se misturam e se entrelaçam entre si, fazendo um emaranhado de emoções onde aprendizado acontece através destas vivências e diversidades.
Todos aprendem juntos, ninguém sabe mais ou sabe menos. A escola tem que ser igualitária, justa e honesta com todos.
Quisera eu, ter a nítida visão deste autor sobre as "coisas escolares". A clareza de pensamento e a certeza de  que posso fazer a diferença dentro de um sistema falho e corrompido, pois essa é a visão real de muitas escolas atuais. Todos que lá estão são gente e devido à esse motivo se corrompem e se desvirtuam por caminhos alheios ao correto.
Dentro da escola existem falhas, erros, mentiras, enganos, inveja,sarcasmo enfim...
E como fazer para isso não atingir os alunos?
É quase impossível.Pois muito se fala do olhar atento do professor, mas se esquecem que o aluno também tem esse sentido. Eles percebem tudo, estão sempre ligados.
A escola precisa saber, que ali também é lugar de respeito, de ensinar valores, a começar por ela, de sua base.
Como ensinar um aluno sobre respeito, se na própria instituição ele não o vivencia? Ora, a criança não é aquilo que vê, aprende? Hoje, infelizmente o que  vemos nas escolas é o lema do seguinte ditado:"FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO".


Nenhum comentário: